Diferença entre Monitoramento e Controle

Um dos cinco grupos de processo do Guia PMBOK® é o Monitoramento e Controle. Você sabe qual a diferença entre monitoramento e controle em Gerenciamento de Projetos? Monitorar é um ato de observar, verificar e analisar. Controlar é agir.

Controlar o projeto é uma das principais responsabilidades do Gerente de Projetos, ou seja, o GP deve buscar soluções e alternativas para resolver todos os impedimentos do seu projeto até o seu encerramento. Para atingir esse objetivo, o Gerente de Projetos precisa analisar e verificar diversas informações de monitoramento. Baseado nas informações de monitoramento o Gerente de Projeto vai controlar o projeto.

Monitorar e controlar são os mecanismos que fazem a comparação e tentam a
aproximação do planejamento com a execução do projeto. O planejamento determina os limites do projeto (definição da linha base e escopo), já o monitoramento e controle analisam e corrigem os rumos da execução.

Exemplo de controle: reuniões do projeto para correção de desvios e alcançar resultados esperados.

Exemplo de monitoramento: indicadores de prazo e custo – IDP (Índice de Desempenho de Prazo); IDC (Índice de Desempenho de Custo); Comparação do planejado x executado através de uma Curva S; Medições; Análise da EAP e verificação do escopo;

Nota: As ações corretivas e preventivas devem ser armazenadas como Lições Aprendidas, para que, sempre que houver cenários semelhantes, possam ser utilizadas de forma rápida e direcionada.