O que é um Projeto?

O que é e como podemos classificar um projeto?

Quando iniciamos o entendimento sobre o trabalho sendo realizado na nossa organização, percebemos que podemos classificar os trabalhos sendo entregues como desenvolvimento de um projeto ou trabalhos de operação contínua.

Você sabe a diferença entre eles?

Projeto:

Segundo o PMBOK 5° Edição, podemos classificar um projeto, como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Exemplos de Projetos:

  • Desenvolvimento de um novo modelo de carro;
  • Construção de um novo edifício;
  • Desenvolvimento de um novo modelo de celular.

Nos exemplos citados acima, podemos perceber as características descritas no PMBOK, que definem projeto como uma ideia ou necessidade que possui uma série de fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente o sucesso desse projeto e que possuem as seguintes características:

  • São temporários, por apresentarem um ciclo de vida próprio;
  • São únicos, por apresentarem entregas específicos;
  • Possuem escopo progressivamente detalhado, conforme o reconhecimento destes.

Operação Contínua:

Já o trabalho operacional, que faz parte do nosso dia a dia, são atividades que dão suporte aos negócios e sistemas da nossa organização.

Utilizando o exemplo do automóvel,  o trabalho de operação, se inicia após encerramento e aprovação do projeto, quando o automóvel passará a ser produzido em série.

Exemplos de Operação Contínua:

  • Automóvel em linha de produção
  • Produção do novo modelo de celular
  • Manutenção do edifício entregue.

Portanto, nós da Sistema PRI, com o objetivo de prestarmos serviços de engenharia nas áreas de gerenciamento de obras e empreendimentos, tratamos cada um dos nossos serviços a serem entregues como projetos, por possuírem prazo e escopo definidos, orçamento estimado, e por se tratar de um serviço único com entregas específicas.

E com isso, aplicamos a prática do gerenciamento de projetos seguindo os conceitos disseminados pelo PMI, que nada mais é do que a aplicação de conhecimento, habilidades e ferramentas às atividades desses projetos a fim de atender aos seus requisitos exigidos pelos nossos clientes. Assim, contribuindo para a melhoria da nossa gestão e alcançando um padrão de qualidade elevado em cada um dos nosso projetos.